Comprar uma casa é uma decisão de grande responsabilidade, e é fundamental estar consciente de todos custos envolvidos no processo. Saber escolher o melhor seguro de vida associado ao empréstimo da casa é muito importante. Não basta analisar apenas o preço, mas é preciso estar atento às coberturas, exclusões e condições, antes de assinar qualquer contrato. Vamos perceber então as diferenças entre IAD e ITP nos Seguros de Vida.
Caso contrate o Seguro de Vida através do banco, poderá beneficiar de uma redução no spread. Todavia, deverá verificar se compensa efetuar o seguro numa seguradora fora do banco, isto é, se a redução no spread compensa a possibilidade de conseguir um seguro mais barato.
A diferença de preço no prémio dos seguros de vida é muitas vezes justificada pelas suas coberturas. Daí ser tão importante saber distingui-las:
IAD – Invalidez Absoluta e Definitiva
O termo IAD refere-se à Invalidez Absoluta e Definitiva. Este estado de invalidez é verificado tendo por base critérios médicos objetivos (o mesmo será dizer clinicamente sustentados) e significa que um acidente ou uma doença representaram consequências de total incapacidade da pessoa segura exercer uma atividade remunerada. Uma pessoa neste estado necessita de uma terceira pessoa para a satisfação das suas necessidades básicas e vitais, não se perspetivando uma melhoria.
ITP – Invalidez Total e Permanente
ITP é um termos que se refere à Invalidez Total e Permanente de uma pessoa. Verifica-se quando o grau de invalidez for igual ou superior a 60% (em algumas companhias de seguros teremos taxa de invalidez de 65% ou 66%), limitando a capacidade da pessoa segura de exercer uma atividade remunerada. De notar que para o cálculo não entram em linha de conta eventuais pré-existências.
Porque é importante entender a diferença entre IAD e ITP?
Imagine que tem uma incapacidade de 80% mas ainda assim não tem necessidade de recorrer ao auxilio de uma terceira pessoa e tem subscrito o seguro IAD. Nesse caso, deixa de ter acesso a uma fonte de rendimento mas necessita ainda de pagar a prestação do seu crédito pois o seguro de vida associado não cobriu esse risco. Aqui é notória a grande diferença para o ITP, pois este cobre invalidez igual ou superior a 60%, o que no caso permitiria liquidar o crédito em vigor.
Infelizmente existem inúmeros casos de dramas familiares porque as pessoas não conheciam estas duas coberturas pois nos bancos, em troca de prestações baixas, normalmente sugerem a cobertura de IAD para o seu crédito habitação.
Veja, o quanto antes, qual a cobertura do seu Seguro de Vida Crédito Habitação e, caso seja IAD, pense em trocar de imediato para ITP para que não tenha surpresas desagradáveis no futuro. Na DS Seguros Felgueiras tratamos disso por si!